domingo, 10 de junho de 2012

SEMEC II - curta esta idéia.

        Depois de muitos anos sem uso , a recuperação do  Prédio da Semec II  volta à discussão através da  demanda geral do tema da Cultura, dentro do Orçamento Participativo de NH.
        A recuperação do local  já foi  discutida na comunidade principalmente  , através da Associação de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural, que  não mediu esforços para que o local não fosse vendido  pela prefeitura há alguns anos atrás.
       Mas porque tanta polêmica em torno deste prédio? O que ele tem de valor? Qual sua importância para Novo Hamburgo?
       Aí então vamos recorrer  à historia e resgatar informações preciosas sobre o assunto .

      O prédio da Semec II  está situado na Av. Primeiro de Março,em frente ao  atual paradão de ônibus da Praça do Imigrante. Foi doado ao Município pelo empresário hamburguense  Bruno Mário Campani, após a Segunda Guerra ;com a condição de que fosse utilizado  para fins educacionais e culturais. Serviu de sede do Tiro de Guerra ( Serviço Militar ) por muitos anos e também foi sede do Instituto de Belas Artes (IBA) oficializado  pela Lei Municipal no. 95/1958 .
     O  IBA teve como sua primeira diretora ,a professora Emilia Margareth Sauer que , anteriormente, lecionava em sua própria residência: música, piano e acordeão. O sucesso  do Instituto foi tão grande que em 1963, um corpo docente, integrado por 15 profissionais altamente qualificados, atendia  a 270 alunos nos cursos de Artes Plásticas, Música, Ballet, Escolinhas Infantis, Decoração de Interiores e Arte Floral. 

" Este experimento com ARTES buscava sintonia com o meio social, cultural, econômico, industrial e trazia para o âmbito local esta mentalidade da Arte em profunda sintonia e coerência com as suas circunstâncias. Destas circunstâncias evoluiu para o CURSO SUPERIOR e ORIGEM da FEEVALE." (Cirio Simon)

       Neste espaço funcionou até 1982 , a sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; além de  abrigar a representação do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, o Coral e a Banda Municipal, a AHTADAC e a Escola Municipal Octávio Rosa.
      A partir de 1982, com a inauguração do Centro Municipal de Cultura, a Secretaria de Educação e Cultura  retirou-se do local. Durante alguns anos,entre os fins de 1980 e início da década de 1990 , a Semec  mantinha no local as aulas do projeto de Ballet Clássico, que foram ministradas pelas professoras Simone Saueressig, Carla Macedo  e Marilia Stefani .As aulas aconteciam no palco do pequeno teatro do primeiro andar.Também  utilizavam o local ,o  grupo Folclórico NH e a Trupe da Traste Show, estes comandados por Kinho Nazário e Elário kasper. Diversos talentos artísticos foram descobertos  durante as atividades  realizadas na Semec II, mas no  decorrer dos anos o que se constatou foi a gradativa falta de investimentos  no prédio pelas administrações municipais , até chegar ao ponto de ser desativado por não oferecer condições de segurança para uso  pela comunidade. 
       Como pudemos constatar,no decorrer dos anos  o local constituiu-se num centro de difusão cultural  e a cidade cresceu vertiginosamente  ao seu redor . E hoje ,sua reativação  se mostra importante, no sentido de que o município não acompanhou este crescimento,  dispondo de poucos  espaços públicos  para o desenvolvimento  e apresentação de atividades artísticas e culturais.
      



 

CerimÔNIA DE DOAÇÃO DO pRÉDIO, pelo sr. bruno campani, o segundo da esquerda para a direita, sentado, de terno branco. 


Inauguração das novas instalações  do prédio, com a presença do então Governador  do Estado Ildo Menegetti  e do  Prefeito Municipal  Niveo Friedrich



Vista aérea do centro de NH ,em torno de 1967.


sábado, 2 de junho de 2012

Colegiado Estadual de Dança


Setorial da Dança escolhe representantes para o Colegiado Estadual

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Artes Cênicas ( IEACen) realizou nesse sábado (23) em Cruz Alta, a reunião da Setorial de Dança. A categoria  escolheu seus representantes no Colegiado Setorial.
Essa foi a terceira reunião dos encontros Setoriais de Artes Cênicas realizados pelo IEACen durante o mês de julho, que reuniu representantes do circo em Santa Cruz do Sul, nos dias 8 e 9, e representantes do teatro em Passo Fundo, no dia 16 de julho. O encontro da dança em Cruz Alta foi realizado na Casa de Cultura Justino Martins e organizado pelo GT de formação do colegiado, com apoio da Secretaria de Cultura de Cruz Alta e do Sated RS.
Pela manhã, abriram o encontro o Secretário de Cultura de Cruz Alta, Alex Sandro Della Méa, o coordenador da Assessoria Técnica da Sedac, João Menine, o diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Marcelo Restori, e o representante do Sated RS, Marco Fillipin, apresentados pela coordenadora local do GT de formação do colegiado, Carmen Hofmann. A mesa  enfatizou a importância da participação da comunidade da dança na elaboração das diretrizes para o Plano Estadual de Cultura do RS, um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Estadual de Cultura na perspectiva do Sistema Estadual de Cultura. A coordenadora do Centro de Integração e Formação em Artes Cênicas do IEACen, Luciana Éboli, conduziu a apresentação dos Colegiados Setoriais e, a seguir, os representantes da Sedac debateram com o setor a representação da dança nas nove regiões funcionais do COREDES  RS.
À tarde, a eleição do colegiado foi encaminhada pela equipe do IEACen. Foram eleitos os 10 representantes de diferentes regiões do estado e seus respectivos suplentes, sendo que cinco representantes da esfera governamental serão indicados pela Sedac, num total de 15 cadeiras no Colegiado Setorial.
Colegiado da Dança
1  - Tânia Baumann, Porto Alegre, Setor de Grupos e Companhias
suplente Dagmar Dornelles, Caxias do Sul, Setor de Grupos e Companhias
2 - Marco Fillipin, São Leopoldo, Setor de Grupos e Companhia
suplente Alessandra Cavalheiro, Ijuí, Setor de Grupos e Companhias
3- Jussara Miranda, Porto Alegre, Setor de Grupos e Companhias.
suplente Tatiana Rosa, Porto Alegre, Setor de Grupos e Companhias
4-Carmen Hofmann, Cruz Alta, Setor de Entidades Representativas
suplente Rosa Campos Velho, Porto Alegre, Setor de Entidades Representativas
2° suplente Áurea, Novo Hamburgo, Setor de Entidade Representativas
5-Aline Arnoldi, Uruguaiana, Setor de Festivais
suplente Vladimir Colombeli, Cruz Alta, Setor de Festivais
6-Flávia Silveira, Gravataí, Setor de Cursos Livres
suplente Aline Bucco, Cruz Alta, Setor de Cursos Livres
7 - Carlise Pereira, Frederico Westphalen, Setor de Cursos formais – Formação Básica
suplente Indiara de Souza, Santa Bárbara, Setor de Cursos Formais – Formação Básica
8- Alexandra Dias, Pelotas, Setor de Cursos de Graduação
suplente Luciana Paludo, Porto Alegre, Setor de Cursos Graduação
9- Tais Katiulsea, Júlio de Castilhos, Setor de Projetos Sociais
suplente Tais Muller, Santa Maria, Setor Projetos Sociais
10 - Marcinho Zola, Porto Alegre, Setor de Produção/Gestão
suplente Airton Tomazzoni, Porto Alegre, Setor de Produção/Gestão
Texto: Asscom Sedac

Conselheiros de Cultura

      
      A Associação Pró-Dança de NH se fez presente no Encontro de Conselheiros de Cultura 


do  RS  realizado  dia  01/06 em Porto Alegre, no Teatro do SESC.

      No encontro foi apresentado o Sistema Nacional de Cultura, aprovado esta semana em


primeiro turno na Câmara Federal, e os desdobramentos desta nova sistemática para a


 gestão pública da cultura.


        Representando a dança estavam Alex Lassakoski, Liene Schutz e Aurea Feijó, 


acompanhados dos demais membros do Conselho Municipal de Cultura e da Secretaria 


Municipal de Cultura.

Decreto Municipal


            Foi publicado no Jornal NH desta quinta feira, 31 de maio o Decreto assinado pelo 


Prefeito Tarcísio Zimermann, que reconhece a Associação Pó-Dança de Novo Hamburgo como 


entidade de utilidade pública.

            A matéria tramitou pela Câmara de Vereadores de NH, sendo aprovada em segunda


 votação   no dia 08 de maio.